Prêmio Nobel de Física 2015

PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA 2015

A Academia Real das Ciências da Suécia outorgou o Prêmio Nobel de Física de 2015 para os cientistas Takaaki Kajita (Colaboração Super-Kamiokande, Universidade de Tóquio, Japão) e Arthur B. McDonald (Colaboração Sudbury Neutrino Observatory, Canada) "pela descoberta das oscilações de neutrino, que mostram que Neutrinos tem massa" ... "pelas suas contribuições fundamentais aos experimentos que demonstraram que neutrinos mudam de identidade. Essa metamosfose requer que neutrinos tenham massa. A descoberta mudou nosso entendimento de como funciona a matéria elementar e pode se tornar crucial para nossa visão do universo."

Em 1998 Takaaki Kajita apresentou ao mundo evidências irrefutáveis da descoberta de oscilação em neutrinos atmosféricos pelo experimento Super-Kamiokande. Os dados experimentais de então já mostravam claramente que neutrinos produzidos por ráios cósmicos no topo da atmosfera terrestre, mudavam de identidade no seu caminho para a Terra. Arthur McDonald nos anos 2000 liderou a colaboração canadense que mostrou que neutrinos provenientes do Sol também mudavam de identidade em seu caminho entre o interior do Sol e a Terra, confirmando os resultados do experimento Homestake que funcionou continuamente de  1968 a 1994.

Takaaki Kajita é colaborador e cientista responsável pela participação da Universidade de Tóquio na rede Européia “Invisibles: Neutrinos, Dark Matter and Dark Energy ” (www.invisibles.eu), da qual a Universidade de São Paulo também participa, e que estuda, entre outras coisas, as oscilações de neutrinos. O grupo de Neutrinos do Instituto de Física da USP gostaria de compartilhar com a comunidade esse momento de grande satisfação.

Renata Zukanovich Funchal
Professora do Instituto de Física da USP