Prêmio para jovens físicos

09 de outubro de 2015

Agência FAPESP – Jovens físicos serão premiados pelo Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) – que tem apoio da FAPESP.

A edição de 2015 do Prêmio IFT-Unesp ICTP-SAIFR para Jovens Físicos distinguirá os melhores alunos com idade igual ou inferior a 21 anos. Qualquer estudante de graduação no país dentro dessa faixa etária pode participar.

Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita ministrada pelo IFT e pelo ICTP-SAIFR. Os prêmios serão destinados aos cinco primeiros colocados. Os prêmios são de R$ 1 mil (1º lugar), R$ 800 (2º), R$ 600 (3º), R$ 400 (4º) e R$ 200 (5º lugar).

A prova terá duração de 3 horas e versará sobre as seguintes matérias do curso de graduação em Física: Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística/Termodinâmica, Eletromagnetismo, Relatividade Especial e Física-Matemática.

A prova será aplicada em São Paulo no dia 31 de outubro de 2015 (sábado), às 14h, no prédio do IFT ao lado do metrô Barra Funda. Para participantes de outras cidades, existe a possibilidade de reembolso parcial de passagens de ônibus.

Inscrição (até 24/10) e mais informações: www.ictp-saifr.org/?page_id=7184

Fonte: Agência FAPESP