Artigo da Revista FAPESP: Física a serviço do planeta

Paulo Artaxo: Física a serviço do planeta

Pesquisador comenta o acordo na COP-21 e destaca a importância da Amazônia para o clima global

MARCOS PIVETTA | ED. 239 | JANEIRO 2016

© LÉO RAMOS

Paulo Artaxo

O gosto por questões práticas e problemas de importância social levou o paulistano Paulo Artaxo a seguir uma trilha pouco usual entre seus colegas professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Depois de um rápido flerte com a física nuclear durante o mestrado no fim dos anos 1970, ele direcionou seus esforços para uma área então relativamente nova, que apenas começava a ser reconhecida: o estudo dos problemas ambientais causados pelos aerossóis, finas partículas em suspensão na atmosfera, em cidades como São Paulo e sobretudo na Amazônia. Com o passar do tempo, as pesquisas do físico se tornaram referência internacional sobre o papel dessas partículas na formação da chuva e no controle dos níveis de radiação solar sobre a grande floresta tropical. “Os aerossóis são a chave dos efeitos climáticos do homem ao lado dos gases de efeito estufa”, afirma Artaxo, um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).

Leia o artigo completo no link: http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/01/12/paulo-artaxo-fisica-a-servic...