Artigo publicado na Physical Review Letters é destaque na FAPESP

Plasma de quarks e glúons pode ser descrito por buraco negro pentadimensional

14 de janeiro de 2016

José Tadeu Arantes Agência FAPESP – Por meio de simulação computacional, pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no Brasil, e do Departamento de Física da Columbia University, nos Estados Unidos, determinaram pela primeira vez, de forma quantitativa, como a carga bariônica – definida pela diferença entre o número de quarks e antiquarks em um dado meio – se difunde através do plasma de quarks e glúons, produzido nos dois maiores colisores de partículas da atualidade.

Artigo descrevendo o estudo foi publicado no periódico Physical Review Letters, assinado por Rômulo Rougemont e Jorge Noronha, da USP, e por Jacquelyn Noronha-Hostler, de Columbia: “Suppression of Baryon Diffussion and Transport in a Baryon Rich Strongly Coupled Quark-Gluon Plasma”.

O trabalho foi apoiado pela FAPESP, por meio da bolsa de pós-doutorado de Rougemont, orientada por Noronha, Cálculo das propriedades do plasma de quarks e glúons a temperatura e densidade bariônica finitas via holografia, e da bolsa de pesquisa no exterior de Noronha, Aspectos dinâmicos do quark-glúon plasma fortemente acoplado.on plasma fortemente acoplado.

Leia a matéria completa: