GT USP-ESCOLA debate Conselho de Escola

GT USP-ESCOLA DEBATE FORMAS DE IMPLANTAR COLABORATIVAMENTE O CONSELHO DE ESCOLA

Sua escola tem um conselho atuante? Estudantes e famílias participam? Sua participação é reconhecida e aceita? Você conhece as leis que regem os conselhos? Como construir um conselho de escola “de verdade”?

O Grupo de Trabalho USP-Escola está organizando uma apresentação e um debate sobre formas de implantar colaborativamente o conselho de escola nas escolas públicas. O evento será realizado no próximo sábado, dia 19 de março, às 14h., no auditório norte do Instituto de Física da USP.

Inscrições: http://portal.if.usp.br/extensao/node/409

Os debatedores serão participantes de conselhos de escola que funcionam democraticamente, de diferentes escolas estaduais e municipais.

Com o título: “Conselho Escolar: caminhos e possibilidades para uma atuação eficaz”, os componentes da mesa redonda pretendem discutir a concepção de escola predominante hoje e em quais conceitos esse modelo se baseia.

Para a Professora Vera Henriques, coordenadora do Programa USP Abraça a Escola e membro do GT USP Escola, “a discussão acerca da educação tem ganhado posição de destaque no âmbito da imprensa e nas rodas de conversas envolvendo, sobretudo, alunos, professores, familiares e universidade. Nesta conjuntura, a mesa redonda tem como objetivo suscitar o debate e propor ações práticas a respeito da gestão democrática e da participação comunitária na escola pública, por meio do fortalecimento do conselho de escola, articulado aos conselhos de classe e de série, ao grêmio estudantil e à associação de pais e mestres”.

O GT USP Escola é constituído por professores da rede de ensino e por docentes da universidade. Ele é responsável por organizar discussões mensais preparatórias aos Encontros que acontecem na USP, no período das férias escolares, em janeiro e julho.

Desde o início, quando os encontros eram circunscritos apenas à física, esse projeto inovador no campo da formação e atualização de professores já se diferenciava pela proposta de organização. A horizontalidade na relação com os professores que participam tanto do GT, quanto dos próprios Encontros, foi estabelecida desde o princípio e essas reuniões preparatórias são uma forma de colocar em prática o empoderamento dos docentes.

O Grupo de Trabalho atua junto à coordenação do Programa na escolha da temática das palestras, dos cursos, oficinas e aulas que serão ministradas. O diagnóstico das necessidades de formação, perfil do público e avaliação das atividades e dos Encontros são feitos pelos próprios professores da rede de ensino, através de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas durante as atividades.

Informações sobre GT USP Escola: http://encontrouspescola.blogspot.com.br/