A arte da experimentação

LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DO INSTITUTO DE FÍSICA ATENDEM ALUNOS MATRICULADOS EM DIVERSOS CURSOS DA USP

Crédito: Marcos Santos/USP Imagens

Os Laboratórios Didáticos do IFUSP atendem a alunos em cursos regulares, optativos e de aperfeiçoamento, oferecendo um total de aproximadamente 16 disciplinas semestrais de Laboratório. O IFUSP oferece cursos de Laboratório para os alunos matriculados em Engenharia, Física, Química, Matemática, Biologia, Geologia, Farmácia, Meteorologia, Oceanografia, além de cursos eventuais de aperfeiçoamento para Professores de nível fundamental e médio. Colabora também com o Programa Inter-Unidades de Pós-graduação em Energia (PIPGE – USP), na disciplina de Fundamentos da Energia (ENE – 701) e cursos regulares de extensão universitária, durante o período de férias.

Os laboratórios didáticos do Instituto de Física introduzem alunos de diversos cursos da USP na arte da experimentação

Tal introdução é realizada de forma gradual por meio de um programa de experimentos, com uma sequência bem articulada de conteúdos, em que são exercitadas as habilidades e conhecimentos adquiridos.

Um dos objetivos dos Laboratórios Didáticos é o de iniciar os alunos nos fundamentos da correta comunicação científica e, para tanto, a equipe técnica responsável tem o cuidado de alertar para alguns cuidados indispensáveis na tomada de dados, principalmente, com a possibilidade de uma análise inadequada durante a coleta e que isso pode levar os estudantes a deixar de explorar informações importantes contidas nos dados experimentais brutos (primários).

A função primordial dos Laboratórios é proporcionar ao aluno o instrumental teórico prático para analisar de forma adequada os dados colhidos e ajudar na correta introdução na arte da experimentação científica.

Mais informações sobre os IFUSP acesse o site:  http://www.if.usp.br

Assessoria de Comunicação do IFUSP - 11 – 3091-6965 – e-mail: noticias@if.usp.br

Data Publicação:
quarta-feira, 30 Março, 2016
Data de Término da Publicação da Notícia:
sábado, 30 Abril, 2016