Ranking internacional solicita que IES enviem dados

A revista inglesa Times Higher Education (THE), responsável por um dos rankings universitários mais conhecidos do mundo, está convocando instituições de ensino superior brasileiras a submeter dados para uma nova lista global. Segundo a organização, o interesse em aumentar a participação de instituições de ensino superior brasileiras em seu banco de dados é garantir à região uma representatividade adequada e equitativa no ranking mundial de universidades.

Desde 2004, a THE realiza avaliação da performance e elaboração de rankings das universidades em todo mundo. No último ano, a equipe de dados internacional da THE coletou dados institucionais de 1.126 universidades de 88 países, além de uma análise que compilou mais de 50 milhões de citações para 11,3 milhões de trabalhos de pesquisa.

O banco de dados que será construído agora abastecerá o 2016-17 “THE World University Rankings”. De acordo com a empresa, o banco de dados também irá fornecer as informações para um ranking específico do BRICS e demais países de economia emergente, que será publicado em uma cúpula em Joanesburgo em novembro de 2016.

Somente universidades que publicaram mais de 1.000 trabalhos de pesquisa (em revistas indexadas na base Scopus) entre 2011 e 2015, e que também ensinam em nível de graduação, são elegíveis para inclusão na próxima World University Rankings.

Saiba mais sobre a iniciativa.

(com informações da Times Higher Education)

Fonte: CAPES