Duas chamadas da FAPESP encerram as inscrições em 25/04

Duas chamadas de propostas recebem projetos até o próximo dia 25

07 de abril de 2016

Agência FAPESP – Duas chamadas de propostas de pesquisa anunciadas pela FAPESP terão seus prazos de submissão encerrados no dia 25 de abril: uma lançada no âmbito do programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT) e a outra lançada pela Fundação em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A chamada do SPRINT, em sua primeira edição no ano de 2016, tem como instituições parceiras a University of Münster, da Alemanha; a University of Melbourne, da Austrália; a University of Glasgow, a London School of Economics and Political Science e o Institute of Education - University College London, do Reino Unido; e o Cognitive Science and Technology Council of Iran (CSTC), do Irã.

O SPRINT é uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da FAPESP. Além de promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, o SPRINT tem por objetivo contribuir para o planejamento mais conveniente para as submissões de propostas de mobilidade (seed funding).

A chamada de propostas do SPRINT considera ainda propostas em parceria com pesquisador cuja instituição financiadora não tem acordo vigente com a FAPESP.

A chamada de propostas está publicada em www.fapesp.br/sprint/chamada12016.

Já a chamada com a Finep foi lançada no âmbito do Programa PIPE-PAPPE Subvenção, com o tema “Desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações em Cidades Inteligentes – Cidades Sustentáveis".

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, nas áreas temáticas Meio ambiente sustentável, Mobilidade urbana, Tecnologias assistivas, Segurança pública, Saúde e Tecnologias para difusão de educação e cultura.

Os recursos alocados para o financiamento dos projetos selecionados são da ordem de R$ 10 milhões, sendo 50% com recursos da Finep e 50% com recursos da FAPESP.

As propostas deverão seguir as normas do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP.

A chamada está publicada em www.fapesp.br/10066

Fonte: FAPESP