Livro: Um Pouco de Física do Cotidiano", Prof.Otaviano Helene

Da Assessoria de Comunicação do IFUSP:

Um Pouco de Física do Cotidiano:

Se o ar quente sobe, por que é frio nas montanhas e quente no litoral?

Prof. Otaviano Helene (IFUSP)

Apresentação do autor:

O autor é professor no Instituto de Física da USP desde 1977, tendo trabalhado em diferentes áreas da física e, também, em tratamento estatístico de dados experimentais e em política educacional, com vários livros e trabalhos especializados publicados, tanto no Brasil como no exterior.

Além dessas atividades, o autor tem se dedicado à divulgação científica, visando vários públicos diferentes, com diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais voltadas aos professores e estudantes de física e revistas de divulgação científica nacionais, entre elas a Scientific American Brasil e a Ciência Hoje. Entre os temas abordados nesses artigos estão a física de atividades esportivas, a física dos tsunamis e de outras ondas, a física do olho humano, entre outros.

Breve resumo do livro:

Este livro procura a física existente em vários fenômenos comuns do nosso dia a dia, buscando respostas a perguntas que podemos fazer ao observar as coisas que acontecem à nossa volta. Afinal, como já está em seu subtítulo, se o ar quente sobe, por que não é quente nas montanhas e frio no litoral?

Muitas outras questões do mesmo tipo são discutidas no livro. Por exemplo, por que as ondas sempre chegam “de frente” nas praias, independentemente do lado para o qual elas são voltadas? Qual a diferença entre um tsunami e uma onda comum? E por que areia molhada é, usualmente, mais escura que areia seca?

Ou, ainda, o que o tamanho dos átomos pode nos dizer sobre as tão saborosas massas folhadas e o que a física pode nos ensinar sobre o desempenho dos atletas?

Essas e outras dezenas de questões são examinadas neste livro. Talvez elas sirvam para que as pessoas – e os estudantes em especial – apreciem melhor os fenômenos do nosso dia a dia e que a apreciação destes motive o interesse pelas ciências em geral e pela física em particular.

Serviço:

Livro: “Um pouco da física do cotidiano: se o ar quente sobre por que é frio nas montanhas e quente no litoral? ”

Prof. Dr. Otaviano Helene – IFUSP

Mais informações sobre o livro:

Data Publicação:
quinta-feira, 7 Abril, 2016
Data de Término da Publicação da Notícia:
terça-feira, 31 Maio, 2016