Oportunidade: bolsa de iniciação científica (PIBIC/CNPq)

Oportunidade de bolsa de IC (PIBIC/CNPq).

Vigência: 01.05.2016 a 31.07.2016.

Valor da bolsa 400,00 (quatrocentos reais).

Critérios para candidatar para bolsa:

o aluno pode ter somente 4 reprovações anteriores a 2014 e uma reprovação em 2015.

Média ponderada: 6.0

O aluno interessado deve entrar em contato com o professor Marcos Aurelio Gonzalez Alvarez.
e-mail(malvarez@if.usp.br)
Telefone: 30917054

O projeto de Pesquisa está mencionado abaixo:

__________________________________________________________________________________________

Título do Projeto de Iniciação Científica
Desenvolvimento de instrumentação nuclear para medidas de reações nucleares.
Responsável: Dr. Marcos Aurelio Gonzalez Alvarez.
Departamento de Física Nuclear (DFN) – Instituto de Física (IFUSP).
Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP).

Introdução:

O professor Marcos Aurelio Gonzalez Alvarez, contratado em 2014 pelo  Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), é um dos membros do grupo de pesquisas GRIPE (Grupo de Reações entre Íons Pesados) do Departamento de Física Nuclear (DFN) e tem como um de seus projetos a montagem de um laboratorio de instrumentação nuclear para o Laboratório Aberto de Física Nuclear (LAFN) do DFN (IFUSP).
Portanto, desde 2014 foi proposto o desenvolvimento de um laboratório dedicado à instrumentação nuclear, a partir do qual seja possível desenvolver instrumentação nuclear para o seu posterior uso em medidas de reações nucleares.
As reações nucleares são uma ferramenta fundamental para estudar a estrutura nuclear dos núcleos envolvidos e os próprios mecanismos de tais reações nucleares [1,2]. Reações nucleares com núcleos estáveis foram amplamente estudadas no século XX.
Nas últimas décadas, seu campo de aplicação cresceu consideravelmente com o advento das instalações de feixes de núcleos radiativos e com o uso tanto de radiação eletromagnética, como de partículas, no campo da Física Médica, seja como diagnóstico com todas as técnicas de imagem (“grafia”) ou como tratamento (radioterapía e
hadronterapía) do câncer. Assim sendo, as reações nucleares seguem propiciando um vasto campo de pesquisa.
Esta afirmação se confirma com o desenvolvimento de aceleradores de partículas de última geração. Entre esses aceleradores está o maior e com a mais alta capacidade de energia de aceleração, o LHC (Large Hadron Collider) do CERN (Conseil Europeenne pour la Recherche Nucleaire), em operação desde 2008 e outras instalações de feixes radiativos como são os laboratórios “Grand Accelerateur National de Iones Lourdes” – GANIL (França), “Gesellschaft für Schwerionenforschung mbH” GSI (Alemanha), em desenvolvimento na Europa, e o próprio LAFN, no Brasil, com o sistema RIBRAS (Radioactive Ions in Brazil).
Esses laboratorios são exemplos de que, apesar da atual geração de instrumentação nuclear permitir obter medidas com êxito, a exploração completa da física nuclear e de partículas exige aumentar a eficiência, resolução e detecção simultânea dos feixes e produtos de reações. Assim, os laboratórios de feixes radiativos, GANIL (França) e GSI (Alemanha), começaram nos últimos anos a ampliar e otimizar suas instalações, no contexto dos projetos SPIRAL II (Système de production d’Ions Radioactifis de 2eme génération) e FAIR (Facility for Anti-Protons and Ions Research), respectivamente. Isso implicou na necesidade de desenvolver uma nova geração da instrumentação para trabalhar segundo os novos parâmetros dos feixes que serão gerados num futuro próximo. Neste contexto, o Dr. Marcos Alvarez tem desenvolvido instrumentação nuclear em colaborações com estes e outros laboratórios, além de empresas internacionais.