15º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia

Prezado(a) Sr.(a),

Divulgo a chamada de trabalhos para o simpósio temático “História da inovação em saúde: adensando conceitos e revendo experiências”. O simpósio integra a programação do15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, a realizar-se na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianopólis/SC, dos dias 16 a 18 de novembro de 2016. O prazo para envio dos trabalhos termina em 9 de maio. Serão bem vindos trabalhos que abordem a história da inovação no setor saúde, a demanda do SUS por novas tecnologias, a inovação nos serviços de saúde, o papel das instituições públicas de pesquisa, as políticas de saúde e a inovação, a inovação na atenção básica, entre outros temas. Há um especial interesse no período pós anos 80, o que não impede a apresentação de trabalhos que abordem outros momentos da história e da memória da inovação na saúde. A ementa completa está ao final desta mensagem.

Peço, por gentileza, a sua colaboração para a divulgação desta chamada nas suas instituições e nas listas em que participe.

Outras informações podem ser obtidas no site do congresso. O endereço é http://www.15snhct.sbhc.org.br/

Obrigada,

Kátia Pirotta

História da inovação em saúde: adensando conceitos e revendo experiências

Coordenadores: Kátia Cibelle Machado Pirotta (Instituto de Saúde/SES/SP), Nelson Ibañez (Instituto Butantan)

Ementa: A sociedade em que vivemos é altamente dependente do conhecimento científico e tecnológico. Cada vez mais, o desenvolvimento econômico e a oferta de serviços estão atrelados à geração de novas tecnologias. A inovação tecnológica tem sido reconhecida como uma opção estratégica dos governos a fim de promover o desenvolvimento dos países. No Brasil, a recente elaboração de leis e políticas voltadas ao estímulo da inovação indica que ela está ganhando centralidade na agenda governamental. O campo da saúde também é impactado diretamente por essa situação.

A reflexão crítica e fundamentada sobre a inovação na saúde não se faz sem a investigação dos processos históricos que nos precederam. É fundamental estimular a pesquisa sobre história e memória da inovação no setor saúde, sendo que muitas das soluções aos problemas de saúde foram esquecidas ou pouco pesquisadas. Por outro lado, é preciso conhecer como a implantação do SUS, desde 1990, repercute na demanda por novas tecnologias. Shozo Motoyama afirma que “...no vazio das informações confiáveis, insinuam-se interpretações levianas e teses oportunistas, falseando o processo vivido pela sociedade brasileira. Daí a importância de preservar a memória histórica.” [MOTOYAMA, S. Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2004. P. 17]

Esta sessão destina-se a trabalhos que contribuam para aprofundar o conhecimento sobre temas como as relações entre as necessidades de saúde e os arranjos tecnocientíficos disponíveis, o papel das instituições públicas de pesquisa, os ciclos relacionados ao desenvolvimento tecnológico na saúde e sua relação com as políticas públicas, a mídia, entre outros. Serão recebidos estudos sobre história da inovação em saúde do Brasil, com especial interesse no período pós década de 80, onde se identifica uma lacuna na historiografia. Também serão aceitos textos que discutam fontes, metodologias e perspectivas de análise sobre a inovação em saúde.