Manifestação da Congregação do IFUSP

NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO SENHOR GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN

A Congregação do Instituto de Física da USP, em reunião realizada em 28/04/2016, manifesta repúdio às declarações do governador Geraldo Alckmin sobre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgadas pela imprensa. Conforme divulgado, o governador, em reunião com seu secretariado, teria afirmado que a FAPESP financia pesquisas “sem utilidade prática”. Além disso, teria desqualificado pesquisas em áreas básicas, como a Sociologia.

Primeiro cabe destacar a inverdade da informação. Em seu balanço publicado em 06/04/2016 no Diário Oficial, a fundação apresenta dados que demonstram que a maior parte de seus recursos é destinada a pesquisas voltadas a aplicações (52%), compreendendo áreas como Saúde, Agronomia, Engenharias, Economia e outras. Em segundo lugar, é necessário lembrar ser importante uma visão de futuro, pois o desenvolvimento da ciência não pode se limitar aos problemas mais imediatos. Boa parte da tecnologia que dispomos hoje tem suas origens na busca do conhecimento refinado sobre a natureza. Sem esta postura, muito do que hoje está na base de nossa qualidade de vida não existiria. Finalmente, destacamos que, se as Ciências Naturais contribuem para o desenvolvimento econômico e social do estado, isso somente se dá, e poderá continuar avançando, por contar com o diálogo com as Ciências Humanas. Assim, afirmamos não haver dúvidas quanto à importância de disciplinas como a Sociologia no enfrentamento de questões caras à nossa nação, como as desigualdades sociais.

Manifestamos, ainda, apoio à nota publicada pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), a qual descreve com precisão a importância de muitos projetos apoiados pela FAPESP (http://www.acadciencias.org.br/post/12/crÍtica-do-governador-de-s-p-À-fapesp).

Desenvolvido por IFUSP