Unconventional Gas and Oil Conference - UGOC 2016

16 e 17 novembro 2016
Instituto de Energia e Ambiente – IEE/USP

Contexto

A revolução do óleo e gás natural não convencional, produzidos a partir das formações de shale (folhelho), mudou as regras do jogo nos Estados Unidos, no complexo tabuleiro do mercado de energia. A produção de gás natural induziu drástica queda nos preços do gás natural no Henry hub (principal pólo de referência) de USD14/MMBTU para menos de USD 4/MMBTU. Em 2009, os americanos ultrapassaram a Rússia na produção de gás natural e, de acordo com as projeções do EIA (Energy International Administration), em 2020 os EUA irão ultrapassar a Arábia Saudita, tornando-se o maior produtor de petróleo e gás natural do mundo, e em 2030, deverão ficar independentes de importações de petróleo. Em adição, o baixo preço de energia nos EUA é considerado o principal fator de recuperação da economia americana e também do processo em curso de reindustrialização do país.

Objetivo

Considerando que a sociedade necessitará de petróleo como fonte de energia por mais algumas décadas e que, dentre os derivados de petróleo, o gás natural é o produto mais limpo e que emite a menor quantidade de gases que geram o efeito estufa, o uso mais amplo de gás natural poderá servir para uma transição mais limpa e segura entre o emprego do carvão e óleo e o uso de fontes de energia renováveis. Neste sentido o UGOC 2016 tem como objetivo discutir de forma abrangente e integrada o óleo e gás naturais não convencionais, de modo a se estabelecer um polo de estudos, geração de conhecimento e sua disseminação para toda sociedade, incluindo membros do setor empresarial, universidades, órgãos governamentais, estudantes e cidadãos. Pretende-se ainda divulgar e esclarecer, em linguagem clara e direta sob o ponto de vista técnico e científico, aspectos relacionados com a exploração e produção de gás não convencional, os potencias impactos econômicos, ambientais e sociais da atividade de perfuração horizontal, fraturamento hidráulico, utilização de água e o gerenciamento de efluentes.

Maiores informações em http://www.iee.usp.br/ugoc

Ines Iwashita