Luisa Massarani foi a vencedora do 36º Prêmio José Reis

Conheça o vencedor do 36º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Neste ano, o prêmio foi concedido para a modalidade "Pesquisador e Escritor". A premiada é Luisa Medeiros Massarani, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No último dia 10 de maio, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a comissão julgadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica decidiu declarar vencedora a coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz, Luisa Massarani, considerando a qualidade e relevância dos trabalhos apresentados, a experiência e a trajetória profissional, e em reconhecimento à sua contribuição em prol da divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação.

Nesta edição, o Prêmio recebeu 45 inscrições de pesquisadores e escritores oriundos de universidades, autarquias, fundações, instituições de pesquisa e de ensino técnico e profissionalizante, museus, jornais, entre outros.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Luisa tem uma ampla atividade acadêmica, científica e de gestão voltada para a divulgação científica, incluindo a liderança do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade; a coordenação da SciDev.Net (www.scidev.net) para América Latina e Caribe; e a Diretoria Executiva da Red Pop-UNESCO, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe.

Além disso, é Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London e membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. Publicou cerca de 70 artigos científicos em Public Communication for Science and Technology, em jornais científicos.

Trajetória

Luisa graduou-se em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), fez mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado-sanduíche com bolsa da Capes no Department of Science and Technology Studies da University College London, e pós-doutorado na University College London (2013).

Desde 1987 realiza atividades práticas e de pesquisa em Divulgação Científica e integra  o Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz)

Em 2014, recebeu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria integração, como líder do grupo. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia e percepção pública da ciência.

Premiação

A premiada receberá R$ 20 mil, diploma e troféu durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre 03 e 09 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA).

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora foi presidida por Luís Carlos Bassalo Crispino da Universidade Federal do Pará (UFPA) - representante do CNPq, e composta por Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - representante do CNPq; Mariluce de Souza Moura da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - representante da Associação Brasileira de Jornalismo Cientifíco (ABJC);  Nelson Studart Filho da  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) - representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; Silvania Sousa do Nascimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - representante do CNPq e Rui Seabra Ferreira Junior da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita  Filho (UNESP) - representante da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC.

SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Saiba mais sobre o prêmio: http://www.premiojosereis.cnpq.br/

Fonte: Coordenação de Comunicação do CNPq