Oportunidade: bolsas de estudo na Alemanha

Para concorrer às bolsas, com prazos de inscrições específicos, os candidatos devem ter pelo menos dois anos de experiência profissional e graduação completa na área do curso escolhido

Quando o assunto é desenvolvimento sustentável, gestão e políticas públicas, a Alemanha ocupa posição de destaque não apenas no contexto da política internacional, mas também no da produção, transferência de conhecimento e capacitação de profissionais.

Nas universidades alemãs, a oferta de cursos de pós-graduação nessa área, com abordagem multi e transdisciplinar, está acessível também a graduados brasileiros, que podem pleitear bolsas de estudos.

Um dos programas com oferta de bolsas em 39 cursos de pós-graduação é o EPOS (Development-Related Postgraduate Courses), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), considerado uma grande oportunidade para especialistas que desempenham importante papel no desenvolvimento sustentável em seus países.

Para concorrer às bolsas, com prazos de inscrições específicos, os candidatos devem ter pelo menos dois anos de experiência profissional e graduação completa na área do curso escolhido.

Como os cursos são gratuitos, as bolsas cobrem as despesas com custo de vida. Assim, estudantes com condições de custear sua própria estadia na Alemanha também podem se candidatar a uma vaga no programa EPOS, sem, por exemplo, a exigência de experiência profissional.

Candidatos precisam preencher um formulário eletrônico e anexar vários documentos: currículo e carta de motivação elaborados com modelo da plataforma Europass e assinados manualmente; cartas de recomendação da universidade de origem e do empregador, bem como certificados de habilidade em inglês e em alemão, se o curso a ser realizado for neste idioma. Caso a universidade de destino exija, uma apresentação do projeto de pesquisa.

Os prazos de inscrição variam por curso. A lista completa está em http://bit.ly/1ZKUJK2.

Nesta mesma linha, o programa Políticas Públicas e Boa Governança, criado pelo DAAD em 2009 e renomeado este ano como Helmut-Schmidt-Programme, em homenagem ao grande estadista e ex-chanceler alemão falecido em 2015, tem o objetivo de fomentar a qualificação de futuros líderes nas áreas de política, direito, economia e administração, alinhada aos princípios da boa governança.

O programa concede bolsas de pós-graduação para graduados em ciências sociais, ciências políticas, direito, economia, administração pública e áreas afins domiciliados na África, América Latina, Sudeste da Ásia e Oriente Médio.

No processo seletivo deste ano, cujas inscrições podem ser feitas até 31 de julho, há oferta de bolsas em oito cursos de master em políticas públicas, desenvolvimento e governança, economia, direito e política e gestão organizacional do terceiro setor. Financiado pelo Ministério das Relações Externas da Alemanha, o Programa Helmut Schmidt é uma oportunidade para graduados sem experiência profissional ou profissionais em início de carreira.

Serviço

Programas EPOS e Helmut Schmidt

http://bit.ly/1efkTw7

Contatos

Ursula Dannemann
E-mail: aufbau@daad.org.br
Tel. (21) 2553 3296 / Ramal: 14

Fonte: Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)

Desenvolvido por IFUSP