Chip brasileiro vai equipar experimento ALICE do LHC

PRODUÇÃO DO CHIP SAMPA, DESENVOLVIDO NO BRASIL PARA EQUIPAR UM DOS EXPERIMENTOS DO MAIOR ACELERADOR DO MUNDO, RECEBE LUZ VERDE DE REVISORES INTERNACIONAIS

Artefato atrai atenção de experimentos internacionais e outras aplicações para ele já estão sendo pesquisadas.

Foto: Marcos Santos

A produção final do chip Sampa, desenvolvido no Brasil especialmente para o experimento Alice (A Large Ion Collider Experiment), um dos quatro grandes experimentos do LHC (Large Hadron Collider), recebeu parecer positivo de um comitê internacional de revisores. O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo, situado na fronteira entre Suíça e França. O protótipo do chip Sampa foi validado durante uma reunião realizada por videoconferência em 20 de fevereiro, em que foram apresentados os resultados de testes feitos com o chip em diferentes países. Após essa reunião, chamada de Production Readiness Review (Revisão de Prontidão para Produção), os revisores internacionais emitiram parecer favorável para a imediata produção do chip que irá equipar o experimento Alice, coroando um projeto de cinco anos liderado por pesquisadores da USP vinculados ao Instituto de Física e à Escola Politécnica, que contou também com a participação de pesquisadores da UNICAMP e cujos recursos foram financiados pela Fapesp. O Sampa mostrou-se apto para atender às necessidades do TPC (Time Projection Chamber) e do MCH (Muon Chamber), os detetores do Alice nos quais o chip será utilizado.  Após concluídos todos os testes, o passo seguinte é justamente a produção industrial de 88 mil unidades, a maioria das quais será destinada ao Alice.

Porém, além do Alice, equipes de outros aceleradores de partículas espalhados pelo mundo, como nos EUA e na Rússia, já manifestaram interesse pelo chip. E não para por aí! A vida do Sampa não se restringirá à pesquisa básica. Grupos do Instituto de Física da USP estão criando dispositivos de detecção prontos para integrar o chip assim que ele for produzido. Esses detetores darão, por exemplo, mais eficiência e flexibilidade ao exame de peças arqueológicas, obras de arte e outros objetos. Serão fáceis de transportar para o local em que a peça esteja e aumentarão a área de escaneamento.

O Sampa concentra 32 canais em uma área aproximada de 0,82 cm2. Sua compactação representa economia de custo, de espaço e de energia para o Alice, que aplicará 17 mil unidades do Sampa no TPC, câmara de 5m comprimento por 5m de diâmetro, e 40 mil no MCH, dispositivo mais distante das colisões do que o TPC. A maior densidade de canais do Sampa permite-lhe, ocupando menos espaço, cobrir áreas maiores e ser mais veloz do que o sistema atual de dois chips, um para receber sinais analógicos e outro para convertê-los em sinais digitais. O Sampa executa as duas tarefas.

O LHC, o maior acelerador de partículas já construído no mundo, com 27 km de circunferência, é uma colaboração internacional, com acesso aberto para os 10 mil cientistas que nele atuam diretamente, vindos de 100 países, e lotados em quatro experimentos: Alice, Atlas, CMS, LHCb. O equipamento será desligado em 2019 para receber upgrade nos quatro experimentos e voltará a funcionar em 2021. Equipes de vários países participam da preparação do upgrade de maneira articulada. A capacidade de produzir um chip compacto de alta complexidade motivou a coordenação do Alice a escolher a equipe brasileira para desenvolver o novo chip de front-end (primeiro de uma série de componentes eletrônicos) do experimento.

Coordenadores do projeto: Wilhelmus Van Noije e Marcelo Gameiro Munhoz

Contatos:

Marcelo Munhoz, munhoz@if.usp.br , (11) 3091-6940

Wilhelmus Van Noije, noije@lsi.usp.br, (11) 3091-5668

Sites relacionados:

LHC – Large Hadron Collider   https://home.cern/topics/large-hadron-collider

Renafae – Rede Nacional de Física de Altas Energias http://mesonpi.cat.cbpf.br/renafae/

Matéria no Jornal da USP  http://jornal.usp.br/tag/chip-sampa/  (publicada em 2016)

Data Publicação:
quinta-feira, 1 Março, 2018
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 30 Abril, 2018