Pesquisa inovadora recebe apoio da FAPESP

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Física da USP:

PESQUISA INOVADORA SOBRE POLIVACINAS E NOVAS BIOMOLÉCULAS RECEBE APOIO DA FAPESP PARA SER AMPLIADA

Quando pensamos em inovação tecnológica logo nos remetemos ao que é desenvolvido tendo por base o avanço do conhecimento e da técnica acumulados ao longo de anos, décadas e, em alguns casos, muitos séculos. Foi assim com a chamada “Revolução Industrial” e depois com as demais, até chegarmos ao que está sendo convencionado chamar de “Revolução 4.0”, ou seja, as transformações que estão ocorrendo na computação, inclusive a quântica, automação e a internet das coisas. Na área da saúde, essas transformações também estão ocorrendo e são latentes. No campo das vacinas, o Brasil tem dado contribuições importantes para o desenvolvimento de adjuvantes (veículos) a base de sílica nanoestruturada que poderão ser usados em polivacinas, algumas delas de uso oral, e em novas biomoléculas tornando o processo de desenvolvimento de novas vacinas mais barato e ampliando desta forma a cobertura vacinal da nossa população.

O Instituto de Física da USP participa desses esforços. Abaixo, a descrição do projeto temático que foi aprovado pela FAPESP:

“Sílica nanoestruturada como veículo protetor de vacinas e biomoléculas”

Pesquisador responsável: Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'Anna (Instituto Butantan).

Pesquisadora principal: Marcia Carvalho de Abreu Fantini (Instituto de Física da USP).

Pesquisadores associados: Andrea Borrego ; Aryene Góes Trezena ; Cristiano Luis Pinto de Oliveira ; Denise Vilarinho Tambourgi ; Francisco Mariano Neto ; Gisele Picolo ; Heloisa Nunes Bordallo ; Jose Luiz de Souza Lopes ; Luís Carlos Cides da Silva ; Marcos Tadeu Dazeredo Orlando ; Milene Tino de Franco ; Orlando Garcia Ribeiro Filho ; Tereza da Silva Martins ; Viviane Fongaro Botosso.

Resumo do Projeto:

Trabalhos de pesquisa sobre vacinas, incluindo orais, vêm sendo desenvolvidos de forma exitosa, através de uma parceria entre a academia e uma indústria farmacêutica nacional. Essa parceria é um projeto de responsabilidade público-privada, dadas as características de seu processo aberto de pesquisa conjunta e a cessão de patente para uso nacional, sem ônus para o Brasil. Estudos anteriores deram origem a uma abordagem inovadora, científica e tecnológica, que necessita ser ampliada para uso em polivacinas e novas biomoléculas. Estes estudos baseiam-se na utilização de adjuvantes/veículos a base de sílica nanoestruturada a serem disponibilizados para a população, com eficácia superior aos produtos existentes no mercado e menor custo. O presente estudo visa sintetizar, caracterizar e determinar a eficácia de sílicas nanoestruturadas com diferentes estruturas de poros e morfologias para o desenvolvimento de vacinas para difteria e tétano (DT) e Hepatite B para administração por via oral e/ou parenteral e, também, diminuir a toxicidade de toxinas, como já verificado em estudos preliminares. As análises dos produtos vacinais contemplam a possibilidade de diminuição das concentrações das proteínas, diminuição do número de doses, e reavaliações sobre os intervalos de doses em correlação com a indução de memória imunológica efetiva. Estudos preliminares indicam que a SBA-15 possibilita a diminuição de toxicidade de exotoxinas bacterianas e aqui essa característica será estudada incluindo venenos e toxinas de serpentes e de aranha. Além disso, as sílicas serão utilizadas como veículo protetor, a fim de favorecer o efeito da crotoxina (CTX) no controle da dor crônica, sua interferência sobre as respostas imune e inflamatória induzidas pela Encefalomielite Autoimune Experimental (EAE), e em modelos de neuropatia periférica como o de lesão de nervo periférico (PSNL). (AU)

CONTATO NO IFUSP:

Profa. Márcia Fantini

Fone:  +55 11 3091 6882/6709
FAX  : +55 11 3091 6749
mfantini@if.usp.br

Data Publicação:
quinta-feira, 21 Fevereiro, 2019
Data de Término da Publicação da Notícia:
terça-feira, 30 Abril, 2019