Jovem física é destaque internacionalmente

Da Assessoria de Imprensa:

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma jovem pesquisadora brasileira, Cecília Chirenti, foi selecionada para o Programa Simons Emmy Noether Fellows 2019-20, no Perimeter Institute, um centro de pesquisa teórica referência para a física mundial.

A Professora Associada da Universidade Federal do ABC, Cecilia Chirenti, docente do Centro de Matemática, Computação e Cognição e ex-aluna do Instituto de Física da USP, foi selecionada para ser uma das Simons Emmy Noether Fellows de 2019-20 na renomada instituição de pesquisa canadense Perimeter Institute for Theoretical Physics.

Foto: Arquivo pessoal. Professora Cecília  Chirenti, ex-aluna do Instituto de Física da USP.

A Profa. Cecilia Chirenti bacharelou-se no curso de física em 2003 pela Universidade de São Paulo (IF-USP). Em 2007, pelo programa de pós-graduação do IF-USP, ela concluiu doutoramento sob orientação do Prof. Élcio Abdalla, defendendo a tese “Perturbações de sistemas gravitacionais: a métrica de Vaidya, mini buracos negros e gravastares”. Realizou pós-doutoramento no Max Planck Institut für Gravitations Physik (Albert Einstein Institut), na Alemanha, no período de 2007 a 2009. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do ABC, junto ao Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Seu trabalho de pesquisa envolve o estudo de ondas gravitacionais e objetos compactos, tais como: buracos negros e estrelas de nêutrons (e também gravastares), usando a teoria da Relatividade Geral. As observações de ondas gravitacionais podem fornecer importantes informações astrofísicas sobre objetos compactos, e também sobre o comportamento da matéria em situações extremas, como no interior das estrelas de nêutrons.

O estudo de ondas gravitacionais envolve relatividade geral e teoria de perturbação. Os objetos compactos perturbados e sistemas binários emitem ondas gravitacionais (oscilações do espaço-tempo que se propagam com a velocidade da luz), segundo a teoria de Einstein. (Fonte: Currículo Lattes – CNPq).

SOBRE ANÚNCIO:

O anúncio do seleto grupo de 08 cientistas oriundas de várias partes do mundo e que incluiu a física teórica brasileira Cecilia Chirenti foi feito no último dia 08 de março por membros do Conselho do Programa Simons Emmy Noether Fellows. Segundo o comunicado do Perimeter Institute, as escolhas das oito bolsistas visitantes abrangeram uma série de especialidades na física e levaram em conta a excelência científica de cada uma delas.

As bolsas visam apoiar pesquisadoras nos estágios iniciais até intermediários da carreira, criar novas colaborações frutíferas e acelerar as carreiras científicas das selecionadas. O Perimeter Institute ainda propicia as condições necessárias para as pesquisadoras realizarem seus estudos por períodos prolongados e de forma a aproveitarem ao máximo sua permanência científica oferecendo infraestrutura e apoio logístico, tais como: moradia próxima, indicações de escolas e creches para os filhos.

Esse famoso instituto de pesquisa canadense instituiu o programa Simons Emmy Noether Fellows para homenagear o legado de Amalie Emmy Noether, uma grande cientista judia nascida na Alemanha, em 1882, e radicada nos Estados Unidos que fez contribuições fundamentais para a matemática e também para a física.

Ainda segundo o Perimeter Institute, “as candidatas selecionadas para o Simons Emmy Noether 2019/20 estão prontas para fazer descobertas em uma diversidade de campos da física: da teoria das cordas e da teoria quântica de campos aos buracos negros e à cosmologia”.

Mais informações:

Contato:

Professora Cecilia Chirenti

Data Publicação:
quinta-feira, 14 Março, 2019
Data de Término da Publicação da Notícia:
sexta-feira, 31 Maio, 2019