Físicos podem ter a primeira evidência experimental de um novo tipo de bóson escuro

Dois experimentos em busca de um sinal de uma partícula que evita que galáxias inteiras se separem foram publicados recentemente com alguns resultados contraditórios. Um apareceu de mãos vazias, enquanto o outro nos dá todos os motivos para continuar procurando

Por: Mike McRae, ScienceAlert*. Acesse aqui a matéria original.

Os bósons escuros são candidatos à matéria escura e se baseiam em partículas mensageiras de força, mas que na verdade não possuem muita força. (...) Os dois estudos – um liderado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o outro pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca – procuraram diferenças sutis no posicionamento de um elétron em um isótopo conforme ele saltava entre os níveis de energia. Se oscilasse, isso poderia ser um sinal revelador de um “empurrão” de um bóson escuro. Saiba mais...

Imagem: Cokada/ iStock/ Getty Images. *Tradução livre da reportagem original.