Estudo descreve padrão de propagação do novo coronavírus

“Desenvolvemos um modelo que fornece uma boa descrição da evolução espacial e temporal das doenças epidêmicas. E pode ser útil para a formulação de políticas de distanciamento social, caso seja necessário enfrentar futuras pandemias”, diz à Agência FAPESP o pesquisador Airton Deppman, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP)

Por: José Tadeu Arantes, Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

Os resultados indicam que a propagação do novo coronavírus apresenta um caráter fractal, assim como acontece com muitas outras variáveis que descrevem a vida social. Isso significa que a contaminação se dá de forma descontínua, mas exibe o mesmo padrão em diferentes escalas. Um indivíduo contaminado contamina de início um grupo relativamente pequeno, com o qual mantém contato direto. Depois há um hiato na propagação, seguido de uma nova etapa na qual o pequeno grupo inicialmente contaminado passa a contaminar um grupo maior. E assim sucessivamente. Saiba mais...

Imagem: Chaos, Solitons & Fractals