Professor Ewout ter Haar do IFUSP recebe homenagem da diretoria da Poli

O professor Ewout ter Haar, do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP, recebeu uma homenagem da diretoria da Escola Politécnica da USP por suas contribuições para a manutenção das aulas remotas durante a pandemia de COVID-19 com o desenvolvimento da plataforma e-Disciplinas

Por: Diretoria da Escola Politécnica da USP. Confira a homenagem na íntegra abaixo.

"Prezado Reitor,

A situação de pandemia que vivemos trouxe diversos desafios à nossa vida. No ambiente acadêmico a solução, adotada pelas principais Universidades do mundo, foi lançar mão das tecnologias de ensino à distância (ou remoto). Essa adoção, na maior parte dos casos, foi atribulada, pois ninguém estava preparado para os índices de replicação que esse vírus tem, por mais que as notícias vindas do exterior já permitissem antever esse desenvolvimento. A alternativa seria suspender semestres ou anos didáticos inteiros para proteger a saúde de toda a comunidade. Na USP essa adoção foi consideravelmente facilitada pela existência de uma ferramenta desenvolvida localmente que deu completo suporte ao docente necessitando adentrar nesse mundo: o sistema http://edisciplinas.usp.br

O que não fica evidente é que a existência desse sistema é obra da dedicação de um dedicado docente, o Prof. Dr. Ewout ter Haar, do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP. O professor ter Haar, inclusão bátava nas terras tropicais, é o principal responsável pelo sucesso do sistema. Mesmo baseado em uma plataforma de acesso aberto (o sistema Moodle), ou talvez por isso mesmo, o sistema e-Disciplinas possui desempenho superior ao de muitas ferramentas comerciais que outras instituições de ensino superior (públicas ou privadas) são obrigadas a adotar. Não é de se minimizar, por exemplo, que o sistema tenha simplesmente sobrevivido ao enorme aumento de carga nesse primeiro semestre de 2020, ou que o sistema dialogue com os sistemas JupiterWeb e Janus de uma forma mais fluída que os próprios sistemas corporativos da USP.

O Prof. ter Haar se dedica à pesquisa experimental de tecnologias de ensino e é uma das vozes pioneiras na Universidade advogando a adoção das tecnologias de ensino à distância de forma séria e competente, mesmo sofrendo resistências das mais diferentes origens. Não é incorreto afirmar que boa parte do
sucesso do sistema e e-Disciplinas se deve ao mérito do Prof. ter Haar. Desta forma, a Congregação da Escola Politécnica lhe rende essa homenagem. A maior homenagem que a Universidade poderia prestar a esse docente, cuja dedicação beneficia tantos outros colegas, seria tornar o sistema e-Disciplinas, além de outros como o sistema http://eaulas.usp.br, a ferramenta institucional para ensino à distância (ou ensino em rede, como ele prefere), cuja governança deveria ser assumida pela área institucional de TI da USP.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci - Diretora da EPUSP."

Em resposta à homenagem, o diretor do IFUSP Manfredo Tabacniks se manifestou:

"À comunidade do IF

É com enorme satisfação que recebemos a notícia de moção da Escola Politécnica em apoio ao Professor Ewout ter Haar por seu dedicado trabalho promovendo e mantendo a plataforma de ensino, hoje conhecida por e‑disciplinas da USP. O Professor ter Haar implantou e vem mantendo esse serviço de forma voluntária há mais de uma década. Mas foi nesse ano de 2020 que descobrirmos sua vital necessidade, quando sem aviso prévio, a Universidade foi obrigada a converter suas aulas presenciais em virtuais, devido ao isolamento social imposto pelo combate ao COVID-19.

Assim como o Prof. ter Haar, a USP conta com muitos outros professores que de forma voluntária se dedicam a implantar e/ou manter algum serviço da Universidade. Esse competente quadro de professores engrandece a Universidade e zela pela qualidade de seus serviços. Unimo-nos em regozijo às justas homenagens ao Prof. Ewout ter Haar e agradecemos seu empenho e dedicação fazendo a USP cada vez melhor.

A diretoria."

Imagem: Reprodução/ Revista Espaço Aberto/ USP