As falhas metodológicas de artigo que associa gênero a impacto científico

Paulo Nussenzveig comenta as falhas metodológicas de um artigo que sugere que o impacto de mulheres cientistas poderia ser aumentado se elas recebessem orientação de homens

Por: Valéria Dias, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.


Nesta semana, Paulo Nussenzveig fala de um polêmico artigo publicado na revista Nature Communications, em 17 de novembro, intitulado A associação entre supervisão informal em colaborações acadêmicas e performance de jovens pesquisadores. Os autores organizaram informações de uma base de dados com mais de 200 milhões de artigos científicos e mais de 200 milhões de pesquisadores, identificando 3 milhões de pares de co-autores experientes e jovens. Eles associam aos co-autores mais experientes o papel de mentores informais dos mais jovens, a quem se referem como “protegidos”. Afirmam que a qualidade da orientação recebida permite prever o impacto científico dos artigos de autoria dos protegidos após a colaboração com os mentores. Saiba mais...

Imagem: Divulgação

 

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