Equipe brasileira conquista 5 medalhas na Olimpíada Internacional de Física

Evento ocorreu entre 7 e 15 de dezembro e a delegação contou com a liderança e orientação do Prof. Airton Deppman do IFUSP.

Por: Comunicação IFUSP.

A International Distributed Physics Olympiad (IdPhO) foi realizada em substituição à International Physics Olympiad (IPhO), que acontece anualmente e foi suspensa este ano devido à pandemia. Foi a primeira vez que a Olimpíada foi realizada sem a presença de todos os competidores no mesmo local. Membros do comitê russo organizador do evento vieram ao Brasil para supervisionar as atividades.

A participação brasileira no torneio ocorreu em São Paulo, no Instituto de Física USP, entre 7 e 15 de dezembro de 2020. Participaram 5 estudantes do Ensino Médio de escolas de Fortaleza (CE) e São Paulo, que se classificaram em março de 2020 por meio do Primeiro "Mestres Brasileiros de Física". Essa fase foi parte da Olimpíada Brasileira de Física, sendo a etapa final da classificação para as delegações brasileiras para competições internacionais.

Em sua preparação para as provas teóricas e experimentais, a equipe foi liderada pelo Prof. Airton Deppman, do IFUSP, e contou com o apoio de diversos pesquisadores e professores de Física, de maneira totalmente voluntária. O resultado obtido confirma importante crescimento na qualidade da participação brasileira nessa competição, com 4 medalhas de prata e uma de bronze. Confira os membros da equipe e seus resultados individuais:

- Alexandre Silva Bastos de Almeida – Colégio Objetivo (SP) - prata
- Davi Maciel Dias - Colégio Ari de Sá (CE) - prata
- Matheus Lopes Ponciano Lima - Colégio Farias Brito (CE) – prata
- Vinícius Ferreira Rodrigues – Colégio Master (CE) – prata
- Ian Seo Takose – Colégio Etapa (SP) – bronze

Destacamos também o impressionante resultado de outra equipe, participante da versão virtual da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), que ocorreu  praticamente no mesmo período. Na versão IberoAmericana, o Brasil participou com 4 estudantes que conquistaram 4 medalhas de ouro, sendo um deles considerado o melhor estudante da competição. Os alunos participantes são Lucas Shoji, Lucas Takayasu, Maria Eduarda Gonçalves Freitas e Felipe Farias Ribeiro Filho.

Parabéns às equipes!