Estudo: estufa com calor seco é mais eficaz para descontaminar máscaras

O uso de estufa com calor seco é o método de descontaminação mais eficaz para inativar o vírus da covid-19 em máscaras cirúrgicas e respiradores (máscaras N95) usados por profissionais de saúde. O resultado foi obtido em pesquisa realizada no HC-FMSUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) durante a pandemia

Por: Júlio Bernardes, UOL Saúde. Acesse aqui a matéria original.

A estufa, além de manter a capacidade de filtração dos equipamentos de proteção, permite que sejam reaproveitados com segurança. As conclusões do trabalho estão em artigo publicado em dezembro no International Journal of Infectious Diseases. "Na primeira fase do estudo, realizada em laboratório, diferentes métodos de descontaminação de máscaras foram utilizados e parâmetros como permeabilidade e filtragem das máscaras foram avaliados", relatam a pesquisadora Marina Farrel Côrtes e a professora Silvia Figueiredo Costa, do Instituto de Medicina Tropical (IMT) e da FMUSP, que integraram o grupo que realizou o trabalho. Saiba mais...

Imagem: Arquivo pessoal/ Jornal da USP/ Reprodução