Descoberta transição de fase quântica em um sistema quase-bidimensional constituído puramente por spins

Sistemas puramente quânticos podem manifestar transições de fase análogas à transição de fase clássica entre os estados líquido e gasoso da água. Porém, no nível quântico, os estados que emergem da transição apresentam um comportamento coletivo e emaranhado dos spins das partículas. Esta observação inesperada propicia um novo caminho para a produção de materiais com propriedades topológicas e aplicações em spintrônica e computação quântica

Por: José Tadeu Arantes, Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

A descoberta foi feita por uma ampla colaboração internacional, tendo como primeiro autor o professor Julio Larrea, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Os resultados acabam de ser publicados na revista Nature. A pesquisa recebeu apoio  da FAPESP. “Obtivemos a primeira evidência experimental de uma transição de fase quântica de primeira ordem em um sistema quase-bidimensional, constituído puramente por spins. Foi um trabalho pioneiro tanto no desenvolvimento experimental quanto na intepretação teórica”, diz o pesquisador. Saiba mais...

Imagem: Julio Larrea/ IF-USP