Se um astronauta ficar à deriva, flutuaria para sempre ou cairia na Terra?

A primeira chance clara de isso acontecer, digamos, ocorreu há quase quarenta anos. Em 1984, o americano Bruce McCandless foi o primeiro astronauta a fazer um voo solo fora do planeta sem amarras à nave-mãe --o soviético Aleksei Leonov foi o primeiro a caminhar no espaço em 1965, mas ele esteve preso à sua nave por uma corda

Por: Tiago Jokura, UOL Tilt. Acesse aqui a matéria original.

De acordo com Claudio Furukawa, do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo), um astronauta à deriva poderia ficar flutuando em órbita terrestre por alguns anos. Mas não seria um passeio suave, não. Como ele estaria inicialmente orbitando com a Estação Espacial Internacional, estariam ambos com a mesma velocidade tangencial em relação à Terra, que é da ordem de 28 mil km/h, numa altitude de cerca de 400 quilômetros. Essa velocidade é o que garante que objetos fiquem em órbita por longos períodos em vez de cair direto para a Terra. Saiba mais...

Imagem: Pizar Almaulidina/ Pixabay