Raios-x podem levar a desenvolvimento de supercondutores com maior aplicabilidade

Pesquisa de Físicos dos USP pode auxiliar na construção de materiais que funcionam em temperaturas mais elevadas

Por: Luana Benedito, Agência Universitária de Notícias. Acesse aqui a matéria original.

O estudo de supercondutores – materiais capazes de conduzir eletricidade sem resistência – por meio de técnicas avançadas de raios-x pode levar ao desenvolvimento de objetos que apresentam caráter supercondutor em temperaturas mais elevadas, o que permitiria uma melhor aplicabilidade, diz um grupo de pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O fenômeno da supercondutividade, descoberto em 1911, acontece quando alguns tipos de material, geralmente metais, são resfriados a temperaturas extremamente baixas, o que permite, além da condução de corrente elétrica sem resistência nem perdas, a criação de campos magnéticos. Saiba mais...

Imagem: Reprodução