Físicos descobrem ponto crítico análogo ao da água em sistema quântico

Nas condições de pressão e temperaturas ambientes, a água ferve a 100 graus Celsius, passando da fase líquida para a gasosa de maneira descontinua. Se a pressão do ar for maior que 221 vezes a atmosférica e a temperatura for superior a 374 graus Celsius, a água atinge o chamado estado supercrítico, em que as fases líquida e gasosa coexistem. Uma colaboração internacional de físicos descobriu um comportamento semelhante em um sistema quântico magnético

Por: SBF. Acesse aqui a matéria original.

Julio Larrea Jiménez, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, é o primeiro autor do artigo publicado na revista Nature descrevendo o trabalho da colaboração internacional, coordenada pelos grupos de Henrik Rønnow e Frédéric Mila, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça, e de Philip Corboz, da Universidade de Amsterdan, Holanda. “Nosso trabalho apresenta pela primeira vez evidências experimentais da natureza de uma transição de fase quântica de forma descontínua em um sistema puramente quântico de spins, hospedado no material Estrôncio, Borato e Cobre, chamado de SCBO”, Larrea explica no vídeo. Saiba mais...

Imagem: NASA