Cientistas brasileiros na liderança do maior observatório de raios gama do mundo

CTA medirá fontes extremas de energia com 100 telescópios, o primeiro deles construído com tecnologia nacional; físico da USP é eleito presidente do conselho científico.
Por: Jornal da USP.
Acesse aqui a matéria original.

Nem estrelas normais, nem planetas. O observatório internacional Cherenkov Telescope Array (CTA) deverá gerar informações precisas sobre os eventos mais extremos que ocorrem no Universo, como explosões de supernovas, em núcleos de galáxias e colisão de buracos negros. Para isso, o projeto prevê a construção e a instalação de aproximadamente 100 telescópios – pelo menos 95 a mais do que o mais moderno observatório em operação. Alguns deles tem partes fundamentais sendo construídas por cientistas brasileiros, com tecnologia patenteada por institutos de pesquisa e indústria nacionais. Além da execução, a presidência da assembleia científica do CTA também é brasileira, tendo o professor Luiz Vitor de Souza Filho, do Instituto de Física da USP em São Carlos, à frente do consórcio internacional pelos próximos dois anos.
A liderança do país no maior observatório de raios gama do mundo é um reconhecimento à trajetória da ciência brasileira na Astrofísica de Partículas; em especial, ao legado de César Lattes, herói nacional que abriu caminhos para a física experimental no Brasil e em países vizinhos. Saiba mais...

Imagem: Observatório terá três classes de telescópios, proporcionando uma visão ainda desconhecida do céu. Foto: Gabriel Pérez Diaz, IAC.