Lentes magnéticas estão na fronteira entre as ópticas geométrica e ondulatória

Artigo de pesquisadores do Laboratório de Matéria Mole da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP aprofunda o entendimento dos mecanismos físicos envolvidos nessa tecnologia
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

Um artigo publicado por pesquisadores do Laboratório de Matéria Mole da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP foi considerado um dos trabalhos mais interessantes do ano de 2021 pela publicação científica Optics and Photonics.

O trabalho, intitulado Horocycles of Light in a Ferrocell, buscou investigar os processos ópticos envolvidos na formação dos padrões de luz criados por uma lente ferrocell sob efeito de um campo magnético.

Ferrocell é um tipo de lente magnética feita a partir de ferrofluido, um líquido que contém nanopartículas de ferro envolvidas em um detergente, também chamado de “fluido inteligente” (smart fluid). Como ela possui propriedades magnéticas, é possível mudar o caminho da luz que passa por ela através da geração de campos magnéticos por meio de ímãs ou bobinas. Essa tecnologia é utilizada em experimentos didáticos de magneto-ótica, displays de telas de celulares e computadores e na otimização do funcionamento de painéis solares, por exemplo. Saiba mais...

Imagem: orociclos luminosos simultâneos obtidos em experimento com ferrocell. Horociclo é um termo da geometria para esse tipo de curva constituído de várias linhas que convergem em um mesmo ponto - Imagem cedida pelo pesquisador