Instituto Principia lança edital para apoiar a organização de eventos científicosO Instituto Principia, mantido pela Fundação Instituto de Física Teórica, recebe propostas de pesquisadores interessados em organizar eventos científicos entre 31 de outubro de 2022 e 29 de setembro de 2023.
Por: Agência FAPESP. Acesse aqui a matéria original.

O edital oferece apoio financeiro e logístico a programas de pesquisa nas seguintes áreas: “aprendizado de máquinas”, “astronomia de multimensageiros”, “mudanças climáticas: complexidade e sustentabilidade” e “informação quântica”.

As propostas apresentadas deverão ser orientadas para a abordagem e a solução de problemas estratégicos e de grande relevância nas respectivas áreas. Espera-se que o proponente apresente com clareza o problema a ser abordado, discuta a oportunidade da temática escolhida, descreva os objetivos, os passos necessários para avançar na solução da questão e demonstre a capacidade de congregar as competências nacionais e estrangeiras necessárias para esse fim. Os selecionados receberão um aporte de, no máximo, R$ 100 mil.
Os programas podem ter duração de duas a oito semanas e até três proponentes responsáveis, que devem ser pesquisadores com título de doutor e vínculo empregatício em instituições nacionais e/ou internacionais. Saiba mais...

Imagem: Propostas podem ser submetidas até 25 de março nas seguintes áreas: “aprendizado de máquinas”, “astronomia de multimensageiros”, “mudanças climáticas: complexidade e sustentabilidade” e “informação quântica” (foto: Léo Ramos Chaves/Agência FAPESP)