Publicações em destaque: artigos do pesquisador Felix Hernandez na PRL e Sci Rep.

https://portal.if.usp.br/imprensa/sites/portal.if.usp.br.ifusp/files/webform/0207_PHONON-2-WEB.jpgTrabalhos do Prof. Felix Hernandez do IFUSP têm publicações destacadas e quase simultâneas nas revistas Physical Review Letters e Scientific Reports. Os artigos, saídos nas datas de 15 e 16 de fevereiro, são fruto de estudos em física de isolantes triviais e topológicos, em colaborações nacionais e internacionais. Conheça.

Por: Comunicação IFUSP.

Materiais isolantes podem intuitivamente parecer menos interessantes do que aqueles que são sempre condutores. Porém, existem tipos de isolantes com propriedades raras para condução do calor ou correntes elétricas que são muito atrativos para o desenvolvimento de novas tecnologias. Com esta motivação, o grupo de semicondutores do DFMT/IFUSP investigou o controle magnético de fônons em filmes de PbTe e a engenharia de fases topológicas em poços quânticos de HgTe/CdTe em colaboração com pesquisadores do Brasil e do exterior.

O primeiro resultado é particularmente interessante pois PbTe é um material termoelétrico altamente utilizado, dispositivos nos quais os fônons realizam um papel crucial. Este trabalho foi publicado na Physical Review Letters nº 128, pelo Prof. Felix Hernandez em colaboração, principalmente, com o grupo do Prof. Kono na Rice University. Também participaram do estudo grupos teóricos dos Estados Unidos, do Japão (para construção do aparelho experimental) e do Brasil (INPE) para a produção das amostras.

O segundo estudo, publicado em Scientific Reports pelo Prof. Hernandez em conjunto com o Prof. Gennady Gusev, avança o conhecimento alcançado em sistemas de poços duplos de HgTe já relatado por ambos em Phys. Rev. B em 2020 (Rapid Comm.) e 2021. Este trabalho é o primeiro artigo publicado que descreve como criar múltiplos estados topológicos neste sistema formado por poços triplos. O artigo apresenta um novo desenvolvimento teórico produzido pelos Professores Gerson Ferreira da Universidade Federal de Uberlândia e Denis Candido da University of Iowa. Os materiais estudados foram fabricados na Rússia.

Para os trabalhos na íntegra, acessem os links abaixo.

1. Magnetic control of soft chiral phonons in PbTePhys. Rev. Lett. 128, 075901 Published 15 February 2022.

2. Engineering topological phases in triple HgTe/CdTe quantum wellsSci. Rep. 12, 2617 Published 16 February 2022. Guest Editor Collection: Topological Materials.

Figura: ilustração de Andrey Baydin para artigo 1 (PRL).