“A vida voltou ao campus da USP”, comemora pró-reitor de Graduação

Boletim USP-Covid traz informações e orientações semanais sobre a pandemia  – Jornal da USPAlta cobertura vacinal e manutenção do uso de máscaras permitiram um retorno tranquilo às atividades acadêmicas presenciais, segundo o professor Aluisio Segurado
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

O retorno às aulas presenciais na Universidade de São Paulo foi um sucesso. Os protocolos de segurança foram estabelecidos com antecedência, a comunidade seguiu as orientações e “a vida voltou ao campus da USP em sua plenitude”, nas palavras do pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado. “Vemos os alunos circulando em todos os ambientes e percebemos uma alegria que contagia a comunidade”, celebrou o professor, em depoimento para o vídeo de encerramento da série Boletim USP-Covid.
Segurado aplaudiu a adesão de alunos, professores e funcionários à vacinação e aos protocolos de segurança e monitoramento que foram implementados para garantir o retorno seguro das atividades acadêmicas presenciais — que há dois anos vinham sendo realizadas de forma remota, em função da pandemia de covid-19. “Aparentemente, a alta taxa de vacinação da nossa comunidade tem permitido a vida no campus com segurança”, avaliou Segurado, que é professor da Faculdade de Medicina e preside a Comissão Assessora de Saúde da Reitoria da USP, responsável por orientar tecnicamente as decisões da Universidade sobre o tema.
Uma das principais medidas adotadas foi a simplificação dos pedidos de afastamento temporário do trabalho presencial por conta de suspeita de covid-19, o que ajudou imensamente a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde vinculados à Universidade, segundo Segurado. A medida dispensa a apresentação de teste positivo ou atestado médico de covid-19, bastando uma autodeclaração de sintomas gripais. Saiba mais...