Participação do Instituto de Física na Virada Científica da USP

Instituto de Física participa da Virada Científica

Serão mais de 10 atividades, entre palestras e shows de física; Instituto é responsável ainda pela concepção e coordenação do evento.

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) participa da primeira edição da Virada Científica, promovida pela USP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A Virada Científica terá 24 horas de duração, com início no dia 11 de outubro, e traz mais de 100 atividades. A concepção e a organização do evento são dos professores Mikiya Muramatsu e Vera Bohomoletz Henriques, ambos do IF/USP.

Entre as atividades que o Instituto leva à Virada está a palestra “Deus e diabo na nanotecnologia”, ministrada pelo professor e diretor do IF/USP Adalberto Fazzio. Além de ensinar conceitos básicos da nanociência, a discussão também abordará as mudanças industriais que serão causadas pela nanotecnologia. Segundo cientistas, essa área da ciência será a maior revolução industrial de todos os tempos.

O IF/USP também abre as portas de oito laboratórios para visitação guiada. De maneira interativa, o público vai conhecer de perto o acelerador de partículas Pelletron, um reator de fusão nuclear controlada e um experimento de levitação supercondutora. Estão no roteiro os laboratórios: Aberto de Física Nuclear, Materiais e Feixes Iônicos, Acelerador Linear, Física de Plasmas, Materiais Magnéticos, Estado Sólido e Baixas Temperaturas, Líquidos Criogênicos e de Cristalografia.

Para quem prefere uma atividade mais interativa e divertida, é só reservar uma vaga para o Show de Física ou aparecer para brincar com o Arte e Ciência. Sucesso entre a garotada, as atividades ensinam conceitos fundamentais da física, como energia, eletrostática e dinâmica de fluídos. O Arte e Ciência, que estará na Praça do Relógio das 9h às 17h, traz ainda brincadeiras de biologia e química. O Show de Física terá quatro sessões (9h, 11h, 14h e 16h), com inscrições limitadas e realizadas pelo site do evento.

Também estão na programação do IF/USP a palestra “O Bóson de Higgs”, da professora Marina Nielsen, e a exposição Occhialini, que será montada junto aos laboratórios abertos à visitação. Veja programação completa do evento no site www.prceu.usp.br/viradacientifica a partir de início de 6 outubro

Data Publicação:
quarta-feira, 1 Outubro, 2014
Data de Término da Publicação da Notícia:
segunda-feira, 13 Outubro, 2014