Teria a vida na Terra começado no espaço? Cientistas encontram compostos orgânicos em meteoritos

Em artigo na revista “Nature Communications”, pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, descobriram recentemente que três meteoritos contêm os blocos de construção moleculares do DNA e o seu primo RNA
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

Uma das teorias mais aceitas sobre o aparecimento da vida em nosso planeta postula que, mais de 3,5 bilhões de anos atrás, os primeiros organismos surgiram na chamada “sopa primordial”, uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra.
Mas como esses compostos orgânicos vieram parar aqui? Poderiam alguns deles ter vindo de fora do nosso planeta?
Em um estudo publicado na revista Nature Communications, cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão, descobriram recentemente que três meteoritos contêm os blocos de construção moleculares do DNA e o seu primo RNA. No trabalho, os pesquisadores relataram que encontraram todas as cinco nucleobases dentro de meteoritos ricos em carbono. Isso incluiu vestígios de todas as três pirimidinas: citosina, uracila e timina. Saiba mais...

Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons