Falecimento do Prof. Claudio Zaki Dib

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Professor Claudio Zaki Dib, docente aposentado do IFUSP, ocorrido no último dia 21 de maio.

A missa de 7º dia será realizada no próximo sábado, 28 de maio, às 16 horas, na Paróquia São Pedro e São Paulo. Rua Circular do Bosque, 31 - Cidade Jardim, São Paulo.

Por: Comunica IF.

O Professor Dib atuou, em Física, principalmente nas áreas de Mecânica Estatística e Física Nuclear. Na Engenharia Nuclear, participou da montagem e calibração do "Reator Atômico" do atual Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN).

Acima de tudo, foi um pesquisador pioneiro na área de ferramentas tecnológicas para a educação, inclusive à distância. Sua pesquisa "Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de física", defendida em 1973 no IFUSP, corresponde à primeira tese de doutoramento sobre Educação em Física apresentada junto a um Instituto de Física na América Latina. A teste foi posteriormente transformada em livro, com publicação no Brasil e no México.

Atuou em prol da aplicação de tecnologias e de alternativas não-formais para a Educação dentro e fora da Universidade: na USP, coordenou o Programa de Apoio ao Docente - PAD, por 8 anos (1999 a 2008) com a realização de atividades abrangendo os diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, propiciando a realização de debates, troca de informações, etc; e por meio de sua empresa Techne Sistemas Educacionais e de Treinamento, responsável por cerca de 200 projetos.

No Instituto de Física, além do importante trabalho, deixa também amigos. Lembrado pelo colega, Prof. Fuad, como "profissional de extraordinária competência, deixa um legado importante no setor de ensino de Física, estimulando a formação de dezenas de outros profissionais, inclusive eu próprio... São inesquecíveis minhas lembranças de um um eterno amigo. À família, meus sentimentos, pela perda, deste que foi sempre exemplo de profissional, batalhador, competência. Dib jamais será esquecido!"

Foto: Claudio Zaki Dib - Techne Sist. Educ.