Artigo de estudantes do IF propõe formato inovador para debate de gênero no ambiente acadêmico

Os filmes 360° são uma nova forma de contar histórias, atraindo a atenção do público e aumentando a empatia causada por experiências imersivas - propõe o artigo.

Artigo "Women in science: a brazilian experience through immersive narratives in 360° videos" publicado no International Journal of Science Education - Part B descreve o processo de criação, produção e os impactos do vídeo em 360º “Women in Science" realizado no IFUSP pela discente Dindara Silva Galvão e colaboradores.

O curta mapeia e retrata experiências relatadas por pesquisadoras em Física da Universidade de São Paulo através de experiências imersivas em 360º. De forma inovadora, a combinação de artes e narrativas imersivas em realidade virtual mostrou ser uma maneira envolvente, de baixo custo e reproduzível de comunicar e promover discussões sobre questões de gênero no ambiente acadêmico. As tramas basearam-se em entrevistas e enquetes que incorporaram as experiências da pesquisadora em distintas fases e níveis de carreira.

A iniciativa foi desenvolvida no projeto de Cultura & Extensão do IFUSP, Cri@tividade, com autoria dos(as) bolsistas Dindara S. Galvão, Renata B. Biazzi e Gustavo Chagas de Morais, sob orientação do Prof. Caetano R. Miranda.

Acesse AQUI o artigo na íntegra