Transmissão da covid-19 cresce novamente em São Paulo

Novo aumento na média diária de casos e internações mostra que vírus continua circulando amplamente na população. Comissão Assessora de Saúde fará reunião para discutir situação na USP.
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.


Os dados da semana epidemiológica mais recente (29 de maio a 4 de junho) revelam um novo aumento na transmissão do vírus da covid-19 no Estado de São Paulo. As médias diárias de novos casos e internações aumentaram 29% e 45%, respectivamente, em relação à semana anterior, o que indica que o vírus continua circulando amplamente na população paulista. O número de pacientes com quadros graves de covid-19 internados em UTI no Estado aumentou de 747 para 1.020 nesse período de sete dias. Já o número de internados em enfermarias (representando casos leves da doença) aumentou de 1.730 para 2.333, segundo dados do Comitê Científico, que acompanha a evolução da pandemia no Estado, e reproduzidos no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana.
 
A média de mortes por covid-19 caiu de 39 para 29 óbitos/dia no Estado — uma redução de 26% em relação à semana anterior. Segundo especialistas, a queda pode estar relacionada à imunidade conferida pelas vacinas (que protegem principalmente contra quadros graves da doença), mas também a uma instabilidade no sistema de informações sobre a pandemia do Ministério da Saúde, que pode ter causado um atraso no registro das notificações de óbitos na semana passada.
 
A situação em São Paulo reflete uma tendência nacional de aumento na transmissão da covid-19, que especialistas acreditam estar relacionada à flexibilização do uso de máscaras e à retomada das atividades presenciais de uma forma geral, somadas à predominância da subvariante ômicron BA.2 do novo coronavírus, que vem mostrando capacidade de transmissão ainda maior que a subvariante BA.1, responsável pela forte onda dos primeiros meses de 2022. Saiba mais...

Desenvolvido por IFUSP