Projeto BINGO apresenta artigos na Astronomy & Astrophysics

 

A colaboração BINGO (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations) tem o prazer de anunciar a publicação de 7 artigos fundamentais na Astronomy & Astrophysics de agosto de 2022. Os trabalhos representam um marco para o projeto, destacando as metas científicas do BINGO e a configuração atual. Os artigos podem ser encontrados nas seções "Cosmology" e "Astronomical Instrumentation"

---

O BINGO é um radiotelescópio parabólico de 40 m atualmente em construção no interior do estado da Paraíba, Brasil. Carlos A. Wuensche, vice-coordenador do BINGO e responsável pela construção do instrumento afirma que “o BINGO é o maior telescópio já construído no Brasil, com a maioria de seus subsistemas projetados e construídos no Brasil. A construção do telescópio exigiu conhecimento tecnológico e integração de diversas áreas da academia e da indústria brasileira. Terminar e integrar os subsistemas com pouco atraso, durante as pandemias, foi um desafio em si.
 
O principal objetivo do telescópio BINGO é detectar o sinal de hidrogênio neutro de 21cm para estudar cosmologia e astrofísica na faixa de rádio, explorando esta nova janela de observação do nosso cosmos. A primeira luz do BINGO está prevista para o primeiro semestre de 2023. Elcio Abdalla, coordenador geral do projeto, comenta sobre a importância de medir a linha de 21 cm: “As medições do BINGO da linha de 21 cm desviada para o vermelho podem potencialmente levar a oscilações acústicas bariônicas (BAO) detecção na banda de rádio. O BAO é considerado uma das sondas mais fortes para investigar as propriedades da Energia Escura. Além disso, devido ao seu modo de operação, o BINGO é naturalmente adequado para detectar Fast Radio Bursts, um fenômeno cósmico intrigante, bem como outros fenômenos transitórios de rádio. Esperamos contribuir para a detecção e investigação de um grande número desses eventos”.
 
Bin Wang, um dos principais pesquisadores do projeto BINGO, ressalta que o projeto BINGO é potencializado pela ampliação das colaborações internacionais: “BINGO é um radiotelescópio único liderado por cientistas brasileiros. Coordena colaborações internacionais. Essas colaborações aumentam a capacidade científica, aprimoram os recursos humanos, aceleram a pesquisa e garantem que o BINGO possa fazer ciência original e líder mundial no problema da energia escura e avançar nas técnicas de radioastronomia. Os cientistas do BINGO desempenharão papéis ativos na observação cosmológica de rádio, incluindo o mega programa SKA nos próximos anos.”
 
A equipe de liderança do BINGO é composta por cientistas das seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP, Brasil), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, Brasil) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, Brasil), Shanghai Jiao Tong University (SJTU, China), Yang Zhou University (YZU, China) e University College London (Reino Unido). A colaboração internacional também inclui outros cientistas do Brasil, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha, Espanha e África do Sul. Os principais parceiros financiadores do BINGO são a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o governo da Paraíba e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil NNFC (Fundação Nacional de Ciências Naturais da China) e Yang Zhou University e Shanghai Jiao Tong University, da China.
 
Mais informações sobre a colaboração podem ser encontradas no portal BINGO: http://www.bingotelescope.org.
 

Desenvolvido por IFUSP