5º Torneio Brasileiro de Físicos (BPT Brazilian Physicists' Tournament)

5th BPT Divulgação 2Abertas as inscrições para o 5° Torneio Brasileiro de físicos (Brazilian Physicists' Tournament - BPT).
Com informações da SBF e chamada dos membros do time USP.
---

O Comitê Brasileiro do International Physicists' Tournament (IPT) divulgou que as inscrições para o 5° Torneio Brasileiro de físicos (Brazilian Physicists' Tournament - BPT) estão abertas
O BPT (Brazilian Physicists' Tournament) é a seletiva nacional para o IPT, na qual será escolhida uma universidade para representar o Brasil. Esse ano, o torneio será na Universidade Estadual de Campinas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

---
Olá pessoal!

Vocês conhecem o IPT (International Physicists' Tournament)? É um torneio universitário de física no qual as equipes debatem suas soluções de uma lista de problemas que ainda não foram definitivamente resolvidos na literatura científica. A etapa nacional, o BPT (Brazilian Physicists' Tournament), seleciona uma equipe vencedora para a etapa internacional. Essa seleção é feita com base em notas atribuídas às equipes por jurados, membros de diversas instituições que também fazem perguntas acerca das soluções.
Ao longo do semestre, as equipes trabalham nos problemas da etapa nacional (veja a lista completa com a descrição dos problemas em iptnet.info/problems), que serão apresentados nos dias do torneio. Durante esse evento, conduzido integralmente em inglês, uma equipe desenvolve diferentes papéis, como apresentar a sua solução, criticar construtivamente a solução da outra equipe, ou ainda, conduzir o debate entre essas duas equipes de forma a aprimorar conjuntamente a solução do problema em questão.

Assim, gostaríamos de convidar você a fazer parte do time IPT USP! É uma ótima oportunidade para aprender tópicos mais avançados de física, tanto experimentais quanto computacionais e teóricos, aprimorar o trabalho em equipe, capacidade argumentativa, e fazer muitos amigos que também compartilham do entusiasmo por desafios de física. Este ano, o time contará com o apoio dos professores do IFUSP Edivaldo Moura Santos e Marco Aurelio Brizzotti.

► Se quiser fazer parte do time, entre em contato com time.ipt.usp@gmail.com.