Abertas as inscrições da Pós-Graduação do IFUSP

Abertas as inscrições da Pós-Graduação do Instituto de Física da USP

Com nota máxima de avaliação da Capes, é considerado o maior e mais

abrangente Programa de Pós-Graduação em Física do País.

Até 14 de novembro estarão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), com ingresso no primeiro semestre de 2015. As inscrições são gratuitas. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF), que ocorre uma vez por semestre, geralmente nos meses de abril e outubro. A lista dos documentos necessários para inscrição em cada modalidade – mestrado, doutorado e doutorado direto – está disponível no site http://portal.if.usp.br/pg/.

Um dos requisitos de seleção para o ingresso é a aprovação no EUF. Há também análise de currículo e entrevista com o candidato. O Programa de Pós-Graduação do IF/USP é único, ou seja, não há divisão de áreas temáticas de pesquisa. “O aluno pode se aprofundar em qualquer uma das especialidades de nossos professores cadastrados, como a física nuclear e a mecânica quântica”, exemplifica Lucy Vitória Credidio Assali, responsável pela Pós-Graduação do IF/USP. Também não há um número máximo de vagas, que são preenchidas conforme demanda, avaliação dos interessados e disponibilidade dos docentes.

Excelência reconhecida – O Programa de Pós-Graduação do IF/USP obteve nota máxima (sete) de avaliação pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Na Avaliação Trienal 2013 da agência, o Programa foi considerado “como o maior e mais abrangente em Física do país”. Somente em 2013, foram 42 defesas de mestrado, 22 defesas de teses e 8 defesas de doutorado direto.

“Nosso aluno termina a pós-graduação, independente da área, com alto nível de conhecimento teórico ou experimental. Ele sai preparado para qualquer área do mercado, podendo trabalhar em universidades, pesquisa, empresas e até mesmo no exterior”, conclui Lucy.

***************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA