Equipe do Hackerspace IFUSP fica em segundo lugar na competição HackAtom 2022

Primeira edição do HackAtom é realizada no BrasilEm sua primeira edição no país, o HackAtom 2022 teve participação da equipe do Hackerspace IFUSP, com a conquista do segundo lugar na competição.
*Com informações do IPEN e do Hackerspace
---
 O HackAtom inspira-se em uma maratona contra o tempo, em que diferentes especialistas em Tecnologia da Informação colaboram intensivamente em projetos de software. O objetivo é criar software ou hardware funcionais relacionados com energia nuclear. O concurso reuniu alunos universitários e foi promovido pela Companhia Estatal de Energia Nuclear russa, Rosatom, com apoio do Moscow Engineering Physics Institute (MEPhI), da Nacional Research Nuclear University, e do IPEN-CNEN.
 
O tema da edição foi "Technology and Engineering students, let's hack a nuclear power plant!". Na primeira tarefa, as equipes receberam vários dados brutos de consumo de energia de uma usina nuclear e precisavam analisar esses dados e elaborar um algoritmo que previsse o futuro da usina (em relação ao consumo, não à geração), com escala temporal definida pelos próprios estudantes, desde que coerentes com a proposta. As três primeiras equipes colocadas concluíram o trabalho com êxito. Para a segunda tarefa, as equipes receberam dados brutos de temperatura e pressão uma usina nuclear, durante um período de tempo, e também alguns sinais na instrumentação, como detetores de vibração, e teriam que encontrar a correlação entre esses dados e elaborar uma previsão.
 
Julian Shorto, pesquisador do IPEN e um dos coordenadores do HackAtom acredita que, apesar do pouco tempo para o grau de complexidade dos desafios, o Brazil HackAtom cumpriu seu objetivo, de incentivar o interesse de alunos da física nuclear e de outras ciências exatas e tecnologias pela área nuclear. De acordo com o pesquisador "Para quem não conhece nada de uma usina, ter apenas 24 horas é bem difícil. Eles foram até surpreendentes nos resultados obtidos”, avaliou.
 
Aos membros da equipe Victor Tsutsumiuchi, Cristhian Talacimon, Ícaro Freire, Ricardo Pitta e Júlio de Oliveira Júnior: nossos parabéns pelo excelente resultado em sua primeira participação!
 

Desenvolvido por IFUSP