As meias do sr. Bertlmann e o Prêmio Nobel de Física em 2022

Por Paulo A. Nussenzveig, professor do Instituto de Física da USP e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, e Vanderlei S. Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos da USP
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.
---

Em 4 de outubro, a Academia Real Sueca anunciou os laureados com o prêmio Nobel de Física em 2022: Alain Aspect (francês), John Clauser (americano) e Anton Zeilinger (austríaco), por experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo violações de desigualdades de Bell, e por pioneirismo em ciência de informação quântica. Esse prêmio coroa cientistas teimosos que investigaram um tema considerado durante muito tempo como “metafísico”, mas que se tornou a base de uma indústria que já movimenta bilhões de dólares globalmente. Saiba mais...