A comunidade científica se despede de Moysés Nussenzveig

---

Veja algumas homenagens públicas.

---

Sobre os trabalhos do cientista, dois pesquisadores enviaram algumas linhas que buscam descrever a importância de seu legado na pesquisa.

► Vanderlei Martins, Earth and Space Institute at UMBC: "É muito dificil escrever sobre um ícone como o Moyses, mas aqui vão algumas palavras sobre o trabalho dele em Fisica da Atmosfera."

Além de suas importantes contribuições em física teórica, o Prof. Nussenzveig teve um papel fundamental na área de física da atmosfera onde suas soluções para a teoria Mie resolveram problemas importantes no cálculo de espalhamento por gotículas de núvens, e gotas de chuva. Estes resultados contribuiram substantivamente para aplicações no balanço de energia da terra via transferência radiativa, assim como na solução de problemas práticos e na implementação de algoritimos para o sensoriamento remoto da terra via medidas por satélite. Graças a estas aplicações de sua teoria, o Prof. Moyses realizou estágios no NASA Goddard Space Flight Center onde colaborou com o Dr. Warren Wincombe no desenvolvimento de programas de espalhamento Mie [Nussenzveig and Wiscombe, 1980; Nussenzveig and Wiscombe, 1987; Nussenzveig and Wiscombe, 1991] que até hoje são referência para cientistas de todo o mundo. Os trabalhos do Prof. Nussenzveig foram importantes também para o desvendamento do mistério da absorção anômala por gotículas de núvens, que por muitos anos impediu cientistas atmoféricos de fechar o balanço radiativo de energia em torno das núvens.
Seguindo suas contribuições nos cálculos relacionados à teoria Mie, o Prof. Nussenzveig forneceu também a explicação física para o fenômeno atmosférico que é tão fenomenal como o seu próprio nome, o “Glória”. Qualquer um que já observou as cores do Glória refletindo ao redor da sua própria sombra em gotas de núvem pode apreciar a fascinação do Prof. Moyses pelo fenômeno. Nas próprias palavras do Prof. Moyses, o Glória foi explicado graças a seus esforços de pesquisa no período de 1965 até 2003 [Nussenzveig, 2012], concluindo que o fenômeno teria explicações muito além da óptica geométrica, involvendo o tunelamento da radiação eletromagnética. É importante também salientar que o trabalho do Prof. Moyses contribui para o nosso entendimento de processos radiativos na atmosfera, do balanço radiativo e energético da terra, assim como da forçante radiativa que rege os efeitos de núvens e de partículas de aerosol nas mudanças climáticas que assolam o nosso planeta.

O pesquisador Martins disponibiliza AQUI a apresentação realizada para uma celebração de aniversário do pesquisador Warren Wiscombe, amigo de longa data do Prof. Moyses Nussenzveig. Nela, lembranças incluem memória dos trabalhos realizados em conjunto e fotos tiradas em momentos de descontração.

► Profª Marcia Akemi Yamasoe, Chefe do Departamento de Ciências Atmosféricas, IAG USP: "Fiquei bem triste em saber do falecimento do Prof. Moysés Nussenzveig. Ele foi patrono da nossa turma de formandos em física, em 1991, pois, apesar de obviamente não termos tido aulas com ele, aprendemos os conceitos básicos estudando com seus livros textos. A escolha foi unânime na turma. Coincidências da vida, em 1997, fiz estágio de doutorado sanduíche na NASA Goddard Space Flight Center, no mesmo período em que ele estava lá. Imagina a satisfação de conhecê-lo pessoalmente!"

O Prof. Moysés Nussenzveig foi um grande estudioso do espalhamento de radiação por partículas esféricas, que nas Ciências Atmosféricas, é conhecida como teoria Mie, com importantes contribuições na área. Na teoria Mie, a solução matemática para o espalhamento de radiação por uma gotícula de água envolve uma soma de centenas a milhares de termos, a depender da razão entre o tamanho da gotícula e o comprimento de onda da radiação incidente, termos esses, chamados de ondas parciais. A crítica do Prof. Nussenzveig à teoria Mie é que se trata de uma solução matemática, sem uma explicação física, em suas palavras "uma caixa preta matemática, em que, dados certos parâmetros de entrada, gera uma saída". Usando a ideia de momento angular complexo, ele descreveu como as ondas eletromagnéticas sofrem efeito de tunelamento e se propagam na superfície da gotícula, contribuindo para explicar um dos fenômenos ópticos mais enigmáticos e belos da natureza, a glória.

Se sua trajetória científica envolve múltiplas instituições, dentro e fora do país, o Instituto de Física USP teve o privilégio de ser sua alma mater e tê-lo como diretor, entre 1978 e 1982. Sua obra nos engrandece e se multiplica a cada geração tocada por seus ensinamentos.