Pesquisador do Instituto Paul Scherrer na Suíça, Dr. Yukihara ministra minicurso no IFUSP

Na semana de 13 a 17/02, a convite do Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, o IFUSP recebeu o pesquisador visitante Dr. Eduardo Yukihara.
---

Egresso IFUSP, aqui doutorado sob a orientação da Profª Emico Okuno, Yukihara é, atualmente, o Chefe da Seção de Metrologia de Radiação e do Grupo de Dosimetria do Instituto Paul Scherrer (PSI), Suíça. após seu doutoramento, o pesquisador realizou ainda pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Estatal de Oklahoma (Estados Unidos), onde se tornou Professor e liderou grupo de pesquisa durante 15 anos, tendo atingido o nível de "Full Professor". Destaca-se também que obteve a Bolsa para Investigadores Experientes da Fundação Alexander von Humboldt para realizar pesquisas durante um ano no Centro Alemão de Investigação de Câncer em Heidelberg (Alemanha). Atualmente, além de sua atuação no PSI, Yukihara também é professor adjunto do Departamento de Física da Oklahoma State University (OSU), editor associado da revista Radiation Measurements e editor da Physics Open (Elsevier).

O pesquisador veio ministrar a disciplina "Fundamentos e novos desenvolvimentos em Dosimetria Luminescente", para a Pós-Graduação em Física, curso que tem por objetivo assessorar os estudantes no que se refere à metodologia de pesquisa na investigação de materiais para dosimetria, além de promover estudos teóricos de alto nível sobre temas que envolvem à dosimetria das radiações ionizantes e UV usando diversos tipos de materiais.

Registre-se a turma completa de estudantes, pesquisador e organizadores ao final do curso. Por um breve retorno!

*A visita do Dr. Eduardo Yukihara foi apoiada pela FAPESP (#2022/15088-0; 2018/05982-0)

Fotos: Arquivo Neilo Trindade