Masterclasses 2023 no IFUSP!

Tradicional programa de extensão da área de Física de Partículas é realizado há mais de dez anos no IFUSP e desenvolve uma programação especial para alunos do ensino básico interessados em Física.
---

Pesquisadores do grupo de Física de Altas Energias do Instituto - membros dos experimentos ALICE e ATLAS do LHC/CERN - promovem em fevereiro e março o evento "International Masterclasses Hands on Particle Physics". O programa, criado pela Universidade de Dresden com apoio do Grupo Internacional de Extensão em Física de Partículas (IPPOG), é uma excelente oportunidade para jovens estudantes do ensino básico descobrirem a física de partículas. Atualmente em sua 19ª edição, é realizado anualmente em mais de 220 centros em 55 países, com mais de 13.000 participantes em todo o mundo.

Realizado no IFUSP desde 2012, o evento oferece uma "experiência relâmpago" do trabalho de um pesquisador em física de partículas, em dois dias repletos de atividades. Os estudantes vêm conhecer o Instituto, aprendem sobre tópicos e métodos de pesquisa nos fundamentos da matéria e das forças, realizam medições em dados reais de experimentos no CERN e ainda interagem em uma videoconferência internacional de discussão de resultados. Participam também de palestras sobre Aceleradores de Partículas, História da Física Quântica e ainda realizam uma visita ao acelerador Pelletron.

Nos dias 28/02 e 01/03, recebemos a primeira turma de estudantes do Masterclasses deste ano, que trabalhou com dados do experimento ALICE. No grupo, participantes de escolas convidadas da rede pública e de instituições particulares: "Colégio Franciscano PIO XII", "Colégio ETAPA", "EE Profª Ana Pinto Duarte Paes", "Escola N. SRª das Graças" e "EE Leda Guimarães Natal".

A edição que contemplará dados do Experimento ATLAS será realizada em 22 e 23/03.

Fotos: Marcelo Munhoz / IFUSP