I - Workshop sobre o Satélite Educacional CubeSat IAG/UFABC - Dia: 12.11 - 14 horas - Auditório do IAG

I Workshop sobre o Satélite Educacional CubeSat IAG/UFABC

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP realiza, em parceria com a Universidade Federal do ABC, no próximo dia 12 de novembro, às 14 horas, no Auditório do IAG, o I Workshop sobre o Satélite Educacional CubeSat IAG/UFABC. Será o primeiro encontro dedicado a divulgação e discussões de trabalho do projeto, abertas a todos interessados em conhecer as possibilidades de missões científicas relacionadas com a área de Física da Terra e do Universo.

O projeto do CubeSat visa o planejamento, a construção e o lançamento de nanossatélite para realizar missão espacial por meio de plataforma orbital de baixo custo. Por se tratar de um projeto didático, os experimentos científicos e a tecnologia adotada devem ser simples o suficiente para que possam ser realizados por estudantes dos cursos de graduação. Da mesma forma, as etapas do desenvolvimento do projeto devem ser executáveis em curtos períodos, para que os alunos envolvidos participem efetivamente de todo um ciclo de obtenção de resultados, mesmo que parciais, desde planejamento e testes até a aquisição e a análise de dados.

14:00 – Abertura – Laerte Sodré (IAG/USP)
14:15 – Jackson Maia – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos/MCT
14:45 – Nilton Morimoto – Laboratório de Sistemas Integráveis – Escola Politécnica/ USP
15:15 – Annibal Hetem – Engenharia Aeroespacial – CECS/UFABC