Presidente do Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália discute tratamento alternativo para câncer

Presidente do Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália
discute tratamento alternativo para câncer

Fernando Ferroni é o palestrante no colóquio promovido pelo

Instituto de Física da USP no dia 11 de novembro.

A Comissão de Pesquisa do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) promove, no dia 11 de novembro, o colóquio “Aceleradores de Partículas: uma Nova Ferramenta Contra o Câncer”. O palestrante convidado é Fernando Ferroni, presidente do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare da Itália. Ele irá apresentar os resultados no uso da hadronterapia, um tipo de tratamento para câncer menos agressivo do que a radioterapia. A Itália tem testado com sucesso essa técnica no Centro Nazionale di Adroterapia Oncologica, localizado na cidade de Pavia, localizada próxima de Milão, no norte do país.

Baseada no uso de fótons, as minúsculas partículas elementares que compõem a luz, a radioterapia é utilizada em praticamente todos os grandes hospitais do mundo para o tratamento de câncer. Contudo, existem outras partículas, além dos fótons, que podem ser usadas, como, por exemplo, prótons, partícula subatômica que integra o núcleo de todos os elementos, e íons (átomos com carga positiva ou negativa). O uso dessas partículas resulta em novas terapias para tratamento de diversos tipos de câncer.

No colóquio, Ferroni vai justamente discutir essas novas terapias, focando a hadronterapia. Os feixes de prótons ou de íons liberam mais energia e permitem que se atinja um ponto – o tumor – com mais precisão do que um feixe de fótons, utilizado na radioterapia. A hadronterapia permite, assim, atingir o tumor com uma grande quantidade de energia, mas sem danificar tanto os tecidos vizinhos. Esse tratamento não substitui a radioterapia convencional, mas é especialmente indicado para tumores localizados em áreas de acesso difícil e muito críticas, como pulmões e cérebro, tumores que resistem ao tratamento convencional e para tratamento de cânceres pediátricos.

“Nosso objetivo com o colóquio é divulgar o trabalho que está sendo feito na Itália, entender os avanços, promovendo a troca e difusão de conhecimento sobre um tema de suma importância para a sociedade”, destaca o professor do IF-USP, Mario José de Oliveira.

O colóquio conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e da Diretoria do IF-USP. A apresentação começa às 16 horas no dia 11, e será realizada no Auditório Abrahão de Moraes, do IF-USP. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição. É possível enviar perguntas ao palestrante previamente ou durante a apresentação pelo e-mail coloquio@if.usp.br. O evento também será transmitido pelo site www.iptv.usp.br. Mais informações com a Comissão de Pesquisa, pelo e-mail cpqif@if.usp.br ou pelo telefone (11) 3091-7119.

*****************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br

Érika Coradin – erika@academica.jor.br