Desigualdade e Educação

Por Otaviano Helene.
Publicado originalmente na Folha de S. Paulo, pág. A3, em 7/4/2023.
Acesse AQUI.
Em caso de paywall,
acesse AQUI o texto no blog do pesquisador, Blogolítica.
---
Por volta de 1990, o Brasil chegou a apresentar a maior concentração de renda do mundo; em nenhum outro país as diferenças entre ricos e pobres era tão grande quanto aqui. Essa situação só começou a melhorar de forma sistemática dez anos depois, mas, infelizmente, por apenas uma década e meia. Ainda somos um dos países mais desiguais do mundo.

Muitos fatores influenciam a desigualdade na distribuição de renda e por ela são influenciados. Entre eles está a educação escolar: quanto mais desigual a distribuição de renda, mais desigual a educação das crianças e jovens, em especial em um país como o Brasil, que tem uma das maiores taxas de privatização da educação. E quanto mais desigual for a educação escolar hoje, mais desigual será a distribuição de renda no futuro.
Continue a leitura >>