SPRINT FAPESP contempla projeto do LQMEC IFUSP

Com informações do LQMEC. 
---

O projeto do pesquisador Julio Larrea foi contemplado com um auxílio SPRINT FAPESP, visando fortalecer a colaboração cientifica sinérgica entre os grupos do Prof. Larrea (Laboratory for Quantum Matter under Extreme Conditions - LQMEC/IFUSP) e do Prof. Henrik R∅nnow (Laboratory for Quantum Magnetism - École Polytechnique Fédérale de Lausanne/EPFL), na Suíça. 

Dentro de um período de dois anos, os grupos unirão esforços e compartilharão know-how para descobrir resultados experimentais inéditos que revelem estados quânticos emaranhados e outros coletivos em sistemas que apresentam fortes interações entre spins e elétrons. Para superar desafios e alcançar os objetivos, serão desenvolvidos experimentos desafiadores além do estado da arte, que funcionem simultaneamente em condições extremas de altas pressões, temperaturas muito baixas e campos magnéticos intensos. 

O projeto também contempla a mobilidade de pesquisadores. Do lado suíço, espera-se a visita ao IFUSP do Prof. R∅nnow (Diretor do Instituto de Fisica do EPFL e Chair da European Neutron Scattering Association - ENSA), além de membros da equipe que concentrarão esforços para a transferência de know-how nas medidas magnéticas em condições extremas. Do lado brasileiro, a contribuição do Prof. Larrea e da Profª. Valentina Martelli (pesquisadora co-fundadora do LQMEC) será focada na instalação de plataformas experimentais usando sistemas de ultra-baixa temperaturas no EPFL.

Espera-se também que doutorandos do LQMEC realizem intercâmbio no EPFL e outros centros de pesquisas que envolvem espalhamento de nêutrons na Europa, visando desenvolver experimentos ainda não disponíveis no Brasil para uma melhor compreensão da matéria quântica correlacionada nos materiais sintetizados no LQMEC.

Também está prevista a organização de um Workshop Suíço-Brasileiro - em tópicos de magnetismo frustrado e sistemas eletrônicos fortemente correlacionados - que reúna especialistas renomados nestas subáreas de pesquisa da física da matéria condensada.

 

 

Desenvolvido por IFUSP